quarta-feira, 23 de maio de 2012

TRONCO LINGUISTICO TUPI-GUARANI
COMUNIDADE GUAJAJARA
Luciene coutinho
Maise Ramos
Mayara
Maria da conceição
Maria de Fátima
Professora: Maria Laetitia
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Instituto de Desenvolvimento Educacional do Maranhão
Curso: Licenciatura em Pedagogia 

GUAJAJARA

Resumo
        Este blog pretende ressaltar a importância da compreenção e valorização com a cultura dos guajajara e passar ao publico atraves das pesquisas realizadas que entre os Guajajara não há classes sócias como as de não índios, todos têm o mesmo direito e também recebem o mesmo tratamento, a terra pertence a todos, e a união entre a tribo permanece até os dias de hoje.

Palavras-Chave: Lavoura, Artesanato, Pajelança, Moqueado, Conflitos, Educação.
                                               
                                          Introdução
                Os guajajara pertencem ao troco lingüístico Tupi-Guarani, grande parte das tribos indígenas que habitavam no litoral brasileiro pertenciam essa língua.
             Desde quando a primeira caravela chegou ao Brasil os povos indígenas lutam para defender suas terras dos invasores, no início os invasores eram portugueses que queriam as terras, ainda hoje são os fazendeiros, os comerciantes de madeira e os garimpeiros que em busca de riquezas destroem as florestas, envenenam os rios e levam doenças para as nações indígenas.
               Os Guajajara são reconhecidos por sua arte na produção de cerâmicas. Cada aldeia possui seu próprio líder, suas aldeias que antes eram todas formalizadas hoje podem ser quadradas ou redondas.
                Neste trabalho iremos mostrar a diversidade cultural dos Guajajara.
  “Um dos povos mais conhecidos e mais numerosos do Brasil, localizam-se na margem oriental da Amazônia todas situadas no Maranhão, os guajajara são também conhecidos como Tenetehara que significa, “Somos os seres humanos verdadeiros” e Guajajara” Donos do cocar" tanto para os próprios índios quanto na literatura cientifica atualmente a denominação Guajajara é mais usada do que a Tenetehara.
               Os guajajara estão situados no centro do Maranhão nas regiões dos rios: Grajaú, Pindaré-Mirim e Cutia.
             A principal atividade de subsistência dos guajajara é a lavoura, como a plantação de: Macaxeira, milho, arroz, abobora, feijão, cará, gergelim, amendoim e melancia.
              No mês de Maio a Novembro são feitas as queimadas, coivadas e limpezas nas áreas destinadas a plantação, e nos meses de  Novembro e Fevereiro são feito o plantio e as capinas.
                  
Os guajajara tambem usam pintura corporal e o cocar como enfeites nas festas e rituais.
    
                   

Festa do milho (Awashire-wehuhaw)
Chamada tambem de a " Festa do Pajé", seu propósito é proteger o milho contra  o espirito dos mortos o AZANG, muito temido pelos guajajara, tambem é realizado todo um ritual com a pajelança para garantir uma boa colheita , a festa é comemorada na epoca das chuvas e durante o periodo de crescimento do milho.


Festa da Menina Moça  ou Rito do Moqueado
Acontece na mesma epóca da festa do milho, é realizada depois que a menina tem a primeira mestruação é feito todo um ritual, pois as meninas deixaram de ser apenas meninas e passaram a ser mulheres, ja assim visando o casamento , o principal atrativo dessa festa é o Moqueado é um bolo feito carne de macaco crua e massa de mandioca, mas com a falta da carne do macaco o mesmo pode ser substituido por carne de Veado.
O moqueado é entregue as meninas durante a festa e após elas comerem são consideradas mulheres.


Festa do Mel
Começou quando um indio guajajara foi pegar mel em uma arvore, e foicercado por varias onças mais conseguiu se esconder e isso por três dias , o irmão mais novo do indio decidiu fazer o mesmo que o irmão mais velho porem ao ver as onças colhendo mel não quis se esconder resolveu enfrenta-las e acabou sendo morto.
O indio na tentativa de vigar a morte do irmão resolveu seguir as onças e ver o que faziam com tanto mel e depois mata-la, então tranformou-se em onça,pois o mesmo era pajé, entrou em sua toca e ao invés de mata-la acabou se apaixonando pela onça casou com ela e aprendeu o ritual que elas faziam com mel tinham varias musicas q preveniam contra doenças e trasiam a cura para elas, mas o indio com saudade da mulher india e de seu filho resolveu voltar pra vê-los e a onça ficou esperando como o indio demorou a onça fechou sua toca pra sempre. Como o indio não pôde mais voltar resolveu fazer o ritual da festa do mel que aprendeu com as onças em sua tribo.

Saúde dos Guajajara
Atendimento precário a saúde, embora funcione em alguns estados não funciona bem no Maranhão devido a falta de experiência e organizações dos povos indigenas na área. o resultado, explica a varga é que a responsabilidade pela saúde indigena foi assumida por organizações poucos solidas e pelas próprias prefeituras que historicamente tem conflitos com os guajajara.

Educação Guajajara
 A educação guajajara é bem interessante, os pequenos indios conhecidos em algumas tribos como curumins, aprendem desde cedo e de forma pratica costumam observar os adultos como fazem e depois são treinados a fazer. Quando o pai vai caçar costuma levar o filho para que possa aprender, a educação guajajara é vinculada a realidade da vida da tribo indigena e aos poucos a edução vem tambem se tornando uma educaçao bilingue,multicultural e diferênciada. 

Considerações Finais

Maria de Fatima Araujo Miranda                                                                                                                                                                                                                        

A finalidade deste artigo, foi conhecer a historia e vida das  comunidades indigenas, que foram os primeiros habitantes do nosso pais, historia de sofrimento, lutas pelas  suas próprias terras que não foram respeitadas e assim os não-indios foram invadindo os seus direitos, sua cultura e seus costumes.

Maria da Conceição Cunha Barros
A disciplina educação indigena me ensinou a valorizar, reconhecer e preservar essa cultura que é muito rica, em seus saberes e tradições.
Com esse conhecimento que absorvi pretendo organizar minhas ideias quanto educador e proporcionar para meu educando, um conhecimento sobre as comunidades indigenas diferenciadas.

Maise Rosane Santos Ramos
Essa cadeira de educação indigena quebrou todas ideias e preconceitos que tinha a respeito das etnias indigenas, como achar que erram violentos e não sabiam nada sobre a vida, essas pesquisas que veem a cada momento me transformando aos poucos e fazendo defender as causas indigenas pois minhas pesquisas apenas começaram.

 Luciene cotim Reis

A disciplina educação indígena ministrada pela professora Maria Laetitia martins Araujo, enrriqueceu nosso conhecimento trazendo a cultura dos índios, sua história, costumes, etnias e seus direitos conquistados por leis, por uma educação escolar indígena digna respeitando suas origens.
                                 
Mayara Alves

Uma parte muito boa que gostei na disciplina educação índigena,foi os textos estudados na sala que fornecia alguns apontamentos na LDB,sobre os direitos que os índios possuem sobre a educação direcionada a eles.Portanto os índios são os personagens principais na história do nosso Brasil e devemos respeita-los quanto a sua etnia e cultura.
                                 
                                     Considerações Finais da Feira Cultural
Realizada na: Universidade estadual Vale do Acaraú
Data: 05 de Junho de 2012
                      Tema: "Os índios do Maranhão, e o Maranhão dos índios."
                 
Maria de Fatima Araujo Miranda
                        
          Em nossa feira cultural foi mostrado o valor de cada etnias com suas devidas crenças, cultura, educação, economia, moradia e até mesmo sua culinaria.
O importante é que esta comunidade também ja sabem lutar por seus direitos por isso, estão respaldados pela constituição federal.
Foi muito proveitoso o nosso trabalho, pois tivemos grande aproveitamento, agradeço a nossa orientadora que foi uma das peças mais importantes de todo esse trabalho, por ser bem dedicada naquilo que faz.

Maria da Conceição Cunha

        A feira cultural, foi de grande cunho educativo, tanto para nós quanto para os participantes e representantes de cada comunidade indigenas, antes de conheçer sempre criamos um preconceito, ou seja, criamos um conceito baseado em misticidade e falas.
Mas o trabalho realizado e apresemtado na feira ,nos mostrou que não podemos julgar só de ouvir falar, sim pesquisar e estudar o assunto.

Maise Rosane santos Ramos
       Foi de grande valia a feira cultural pois alem de adquirirmos conhecimentos riquissimos pudemos compartilhar com as pessoas que foram prestigiar nosso trabalho e tambem pudemos prestigiar o trabalhos das colegas de sala que ficaram responsaveis por outras comunidades indigenas, e assim vi que cada comunidades tem sua diferença mais não significa que temos que tratar com diferenças pois apesar dos indios terem costumes, cultura e varias outras coisas diferentes somos todos iguais.
Tambem quero resaltar o empenho da nossa orientatora que fez com que tivessemos o interrese de participar e pesquisar sobre cada comunidade trabalhada sem o sentido de obrigação mais como uma atividade prazerosa e construtiva.

Mayara Alves

        A feira cultural foi apresentada ao público da instituição,universidade estadual vale do acaraú,baseada em pesquisas sobre os índios do nosso Brasil e do maranhão.Os índios em sua comunidade possuem um comportamento muito diferente do não-índio,ainda mais quando trabalham em coletivo,quando um líder vai caçar ,assim que ele chega dividi com os demais da sua comunidade,e os não índios são egoístas quanto a esse tipo de convívio.

Luciene Cotim Reis

       Tivemos a feira cultural apresentada no dia 05 de junho de 2012, mostrando toda a arte desse povo de acordo com a etnia dos grupos indígena do maranhão desmitificando toda opnião gerada em relação aos índios, que foi aberta ao publico e poderam prestigiar toda a diversidade da cultrura Guajajara.




Fotos da feira 





 

3 comentários:

  1. Prezadas Acadêmicas:

    Maria de Fatima, Maria da Conceição, Maise, Luciene e Mayara:

    Segundo Lakatos e Marconi (1991, p. 238) os artigos científicos revelam o resultado de estudos ou pesquisa e se diferenciam de outros tipos de trabalhos científicos por sua reduzida dimensão e conteúdo. Baseado nessa concepção, a produção científica do grupo está com uma fundamentação consistente,coerência e coesão, porém, deveriam rever o item chamado RESUMO, pois, o mesmo deve apresentar de forma concisa, clara e objetiva o conteúdo do artigo, não ultrapassando 250 palavras. Em relação ás considerações finais, vocês deveriam produzir separadamente a do artigo e do nosso grande evento chamado I FEIRA CULTURAL INDÍGENA, ou seja, deveriam tecer comentários sobre os dois momentos, contudo, em situações diferenciadas. Um outro ponto considerado muito importante na elaboração de um blog, é o perfil dos autores do trabalho, o que no caso de vocês, não foi elaborado, e isso descaracteriza todo o grupo de estudo. Reveja esse aspecto para o sucesso de vocês em outros trabalhos científicos. Quanto á caracterização do blog, poderiam postar mais ilustrações a respeito do assunto.

    A nota de vocês pela elaboração do blog incluindo o artigo é 8,5 ( oito e meio).

    Espero que revejam os aspectos citados, e tenham sucesso nos próximos trabalhos.

    Forte abraço!!!

    Profª: Maria Laetitia Araujo Martins.

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  2. Prezadas Acadêmicas:
    Maria de Fatima, Maria da Conceição, Maise, Luciene e Mayara:

    As populações indígenas são vistas pela sociedade brasileira ora de forma preconceituosa,ora de forma idealizada. Partindo desse pressuposto, o artigo produzido por vocês, permite esclarecer o preconceito existente em relação a essas questões indígenas, mas precisamente da comunidade GUAJAJARA, que habitam 11 terras indígenas na margem oriental da Amazônia, todas situadas no Maranhão.
    A nossa I FEIRA CULTURAL INDÍGENA, INTITULADA "OS ÌNDIOS DO MARANHÃO. O MARANHÃO DOS ÍNDIOS", percebemos a participação,organização e criatividade na condução dos trabalhos expostos. O resultado final foi bastante significativo para todos que fazem parte do processo ensino aprendizagem.

    PARABÈNS!!!!!!!

    Forte abraço!

    Profª. Maria Laetitia.

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  3. Meus parabéns a todo pessoal do blog Guajajara, muito importante e edificante esse trabalho que estão fazendo, em preservar a cultura indígena, em valorizar nossos conterrâneos, muito legal esse blog, faço gosto de participar! Eu moro em Central do maranhão, e também sou Blogueiro, sou dono e criador do blog A REVOLUÇÃO COMEÇA COM VOCÊ! onde a liberdade de expressão se faz valer! deixo aqui o convite, para que vocês participem do meu blog, ficarei honrado. espero vocês, um abraço...
    Maxx!
    Taí o link: http://maxx-mc.blogspot.com.br/

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